História MTV

MTV


Uma sigla, composta por três letras, é o que há de mais forte e eficaz na comunicação em massa voltada para um público jovem. A MTV se tornou a marca mais poderosa da mídia, com sua linguagem direta e incisiva direcionada aos jovens. Amada e odiada ao mesmo tempo. Controversa. Agressiva. Polêmica nos assuntos abordados. Foi assim que a MTV se transformou na maior porta-voz do público jovem. MTV não é somente música, é atitude.

A História :

A MTV tem suas origens em 1977, quando a Warner Amex Cable (uma joint venture entre as empresas Warner Communications e American Express), lançou o primeiro sistema de televisão a cabo interativo, chamado QUBE, em Columbus, estado do Ohio. O sistema oferecia diversos canais especializados, entre eles o Sight On Sound, um canal musical que apresentava vídeos de shows e programas musicais; que através do sistema QUBE interativo, permitia que os telespectadores pudessem votar em suas canções e artistas favoritos. O formato da programação da MTV foi criado pelo executivo de mídia, Bob Pittman, que mais tarde se tornou presidente e chefe executivo da rede. Ele tinha testado o formato de música produzindo e apresentando um show de 15 minutos, chamado “Album Tracks”, na Rede WNBC de Nova Iorque, no fim dos anos 70. O chefe dele, John Lack, tinha dirigido uma série de televisão chamada “Pop Clips”, criada pelo artista, Michael Nesmith, que tinha intenção de lançar o formato de videoclipes no futuro. Foi esta idéia criativa de Michael Nesmith, vendida à Time-Warner/Amex, que os levou a introduzir o mesmo formato de programa que resultaria no lançamento da MTV. 
A popularidade do canal no sistema QUBE fez com que a Warner Amex comercializasse o canal nacionalmente para outros serviços a cabo. Isto aconteceu á meia-noite do dia 1º de agosto de 1981, na cidade de Nova York, com a adoção do formato videoclipe, e a mudança de nome para MTV (Music Television Video), um evento que iniciou um verdadeiro fenômeno cultural. Foi inaugurada com as imagens de um foguete sendo lançado e a frase “Ladies and gentlemen, rock and roll” dita por John Lack. Na verdade, estava entrando no ar muito mais do que isso. 

Era o início de um dos maiores fenômenos ocorridos na tv mundial. Voltada para um público (entre 12-34 anos) aficionado por música, estreou como primeiro videoclipe o “Video Killed The Radio Star” da banda The Buggles. Quatro meses depois a emissora já contava com 2.1 milhões de assinantes. O formato inicial do canal era baseado em programas de rádio musicais do tipo Top 40 (as 40 músicas mais tocadas). Homens e mulheres, jovens e bonitos, foram contratados para apresentar a programação do canal e para introduzir os vídeos que estavam sendo apresentados. Estava criado o termo VJ (Vídeo Jockey), uma referência ao termo DJ (Disc Jockey). Os primeiros videoclipes que faziam parte da programação inicial do canal eram geralmente materiais promocionais e clipes retirados de shows ou de quaisquer fontes que pudessem ser encontradas. 

(eu quero minha MTV )

Conforme a popularidade do canal aumentava, as gravadoras analisavam o potencial dos videoclipes para a divulgação de seus artistas, e o número de clipes feitos especialmente para o canal aumentava. Vários diretores de filmes respeitáveis começaram sua carreira criando vídeos musicais. No ano de 1984, a emissora tinha revolucionado a indústria da música, fazendo com que todos os artistas quisessem gravar um videoclipe para divulgar suas canções. Nessa época a rede de televisão alcançava todos os estados americanos. Um grande número de estrelas do rock, dos anos 80 e anos 90, tornaram-se “artistas da casa”. Entre eles estão as bandas Duran Duran, Van Halen, The Police e The Cars, além do cantor Michael Jackson e da cantora Madonna, que ficou famosa nos anos 80 através da MTV. 


O enorme sucesso da emissora chamou a atenção da gigante Viacom, que comprou a MTV em 1985. Nos anos seguintes a rede se expandiu pelo mundo lançando a MTV Europe em 1987, estrelando o cantor Elton John; a MTV Brasil, totalmente em português e com transmissão 24 horas por dia, lançada em 1990; a MTV Asia e Japão em 1991; a introdução de canais locais na Alemanha, Itália e Reino Unido, além da MTV Austrália em 1997; e a introdução da MTV Nordic (para os países escandinavos) e da MTV Rússia em 1998. O novo século começou com o lançamento dos canais locais na Espanha, Polônia, França e Holanda. Nessa época o sucesso estava consolidado. Mas era preciso continuar evoluindo. Com uma programação originalmente dedicada totalmente a videoclipes de diferentes gêneros musicais, a emissora gradualmente reduziu a quantidade de música transmitida, e passou a produzir uma variedade de reality shows e programas de televisão relacionados à cultura pop, que tinha como alvo o público formado por adolescentes e jovens. 


A linha do tempo 1984  Introdução do MTV Video Music Awards, premiação dos melhores videoclipes do ano, uma espécie de “Oscar” dos videoclipes da emissora, apresentado no Radio City Music Hall, em Nova York, por Bette Midler e Dan Aykroyd. Originalmente concebido como uma alternativa ao Grammy Awards, a estatueta entregue na cerimônia aos vencedores é chamada de Homem da Lua.
1985  Lançamento do canal VH1 para transmitir uma programação com músicas mais populares que a MTV original, que na época estava se especializando em videoclipes de rock e pop.
1992  Estréia do programa The Real World, um reality show onde sete pessoas viviam juntas dentro de um apartamento na cidade de Nova York.
 Introduziu ainda o MTV Movie Awards, evento de premiação aos melhores do cinema mundial em diversas categorias. O troféu, chamado Golden Popcorn Bucket (Balde de Pipoca Dourada), é concedido a categorias inusitadas como o melhor beijo, o melhor vilão, o mais escandaloso, a melhor dupla na tela. Todos os votos são dados pela própria audiência da MTV.
1993
 Lançamento da MTV Latina, direcionada para toda América do Sul.
 Nesse ano ocorreu a estréia do desenho Beavis and Butt-Head.
1996  Foi ao ar em 1º de agosto o novo canal chamado MTV 2, conhecido como M2 até o primeiro trimestre de 1999, exibindo videoclipes antigos, de artistas menos conhecidos e alternativos sem comerciais, já que a MTV original estava começando a se concentrar em reality shows e telenovelas. Hoje em dia, a MTV2 leva ao ar uma seleção de videoclipes especiais relacionados à música e programas não-musicais focados na cultura jovem. Esses programas têm como público-alvo os adolescentes e jovens adultos (na faixa dos 20 anos).
2000  Estréia em 12 de abril da série Jackass. O programa foi idealizado por Johnny Knoxville, um dos protagonistas da série, e co-produzido por Jeff Tremaine (o diretor).
2001
 Estreou em 5 de março o reality show The Osbournes, apresentando a vida doméstica do roqueiro Ozzy Osbourne e sua família. Na época foi a série de maior audiência na história da emissora. Ozzy recebeu cerca de US$ 20 milhões por temporada do programa. O último episódio foi ao ar nos Estados Unidos em abril de 2005.
 Lançada a revista MTV no Brasil, que atualmente conta com mais de 1 milhão de leitores.
2002
 Lançamento do MTV Hits, um canal que transmite videoclipes recém-lançados nos Estados Unidos, 24 horas por dia.
 Lançamento no dia 1º de maio a MTV Jams, uma rede de televisão integrada a MTV Networks, que cobria o México e os Estados Unidos, tendo como tema a música atual, especialmente o hip-hop e R&B.
2003  Lançamento do canal VH2, uma versão alternativa do já conhecido VH1, exibindo videoclipes e shows ao vivo, com foco nos estilos Rock, Indie e Punk. O canal acabou em agosto de 2006, dando lugar ao MTV Flux.
2005  Lançamento do MTVU, canal da MTV dedicado ao público universitário americano, disponível em mais de 750 universidades americanas.
2006
 Lançamento do MTV TR3S (leia-se MTV Três), um canal que pretendia cativar o público latino bilíngüe, e não somente aqueles que falam o espanhol. Sua programação é formada por jogos, videoclipes, documentários e reality shows. O novo canal veio substituir o MTV em espanhol.
2007
 Lançamento do MTV ARABIA, versão para o Oriente Médio do famoso canal de clips. O objetivo da MTV Arabia é o de disputar a simpatia dos jovens do Oriente Médio, que atualmente têm, como opções de lazer e entretenimento, cerca de 50 canais de músia árabe produzidos por grupos regionais, cujas estrelas são cantores da região do Golfo Pérsico e cantoras libanesas e sírias. O canal é televisionado a partir da cidade de Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, um dos locais mais internacionalizados e afeitos ao investimento ocidental no Oriente Médio.
2008  Primeiros testes do que viria a ser o MTV HD, um canal de alta definição. Inicialmente foi lançado no dia 15 de setembro na Europa e alguns países da América Latina. 


A evolução visual Em quase três décadas o logotipo da MTV foi um dos mais reconhecidos e populares no segmento da comunicação. Apesar de ao longo dos anos o logotipo ter passado por várias transformações, assumindo uma imagem mutante, somente a coloração era alterada, de acordo com a região e país. A forma sempre continuou a mesma. 


Mas após 29 anos a MTV resolveu fazer uma reformulação mais profunda do seu logotipo institucional. A idéia principal foi torná-lo mais moderno, mas sem perder a identificação conquistada ao longo dos anos. Justamente por isso a mudança foi sutil. O novo corte e o formato expandido do logotipo fazem uma alusão a mudança no formato das TVs que passou a ser Widescreen. Sai também o “Music Television”, outro artifício (logo + texto) que começa a ser abandonado nas grandes marcas e que ajuda a internacionalizar ainda mais a MTV. 



Os slogans
You'll never look at music the same way again. (Primeiro slogan da rede, que aparecia em uma camiseta azul)
I want my MTV! (Originalmente introduzido como uma promoção para aumentar o número de assinantes, tornou-se mais tarde um ícone da marca por décadas) 
Too much is never enough.
Turn it on, leave it on.                                          
See the music you want to see.           
The music revolution will be televised.
MTV Lives In Your Music.
I love my MTV.
Not on TV, on M-TV.
Just See MTV.
MTV: We Don't Play Music.
Maturity is overrated. 

Dados corporativos
● Origem: 
Estados Unidos ● Lançamento: 1 de agosto de 1981 ● Criador: Bob Pittman
● Sede mundial: 
New York City, New York ● Proprietário da marca: Viacom
● Capital aberto: Não 
(subsidiária)
● Chairman & CEO: 
Judy McGrath ● Presidente: Bill Roedy ● Faturamento: US$ 9 bilhões (estimado)
● Lucro: Não divulgado
● Valor da marca: 
US$ 6.719 bilhões (2010)
● Canais: 
120 ● Presença global: 167 países ● Presença no Brasil: Sim (MTV Brasil)
● Funcionários: 
12.800 ● Audiência: 560 milhões de residências ● Segmento: Comunicação
● Principais produtos: 
MTV, MTV 2, MTV Hits, MTV Latina, MTV Tr3s ● Ícones: MTV Video Music Awards, o programa Jackass
● Slogan: Just See MTV.
● Website: 
www.mtv.com
O valor Segundo a consultoria britânica Interbrand, somente a marca MTV está avaliada em US$ 6.719 bilhões, ocupando a posição de número 55 no ranking das marcas mais valiosas do mundo. 


No Brasil 
A MTV Brasil é resultado de um joint venture entre as empresas MTV Networks e o Grupo Abril. Lançado oficialmente no dia 20 de outubro de 1990, a emissora foi ao ar exatamente ao meio-dia, com a VJ Astrid Fontenelle anunciando: “Oi, eu sou Astrid e é com o maior prazer que eu estou aqui para anunciar para vocês que está no ar a MTV Brasil!”. Dentre os VJ's ou apresentadores da primeira turma da emissora, estavam nomes como Zeca Camargo, Maria Paula, Thunderbird, entre outros. No início de suas operações, o canal exibia, na maior parte do tempo, videoclipes e programas dedicados à música. 


Com o passar dos anos estas características foram se alterando e atualmente a emissora exibe uma programação prioritariamente dedicada à cultura e ao comportamento jovem. A MTV Brasil se destaca pela peculiaridade da sua programação marcada pela irreverência e originalidade nos programas. Esses variam desde a apresentação das costumeiras paradas de clipes no Disk MTV- no ar desde a inauguração do canal - passando por esportivos como o MTV Sports, o tresloucado Rock Gol e até um programa de auditório, o Gordo Freak Show. O Vídeo Music Brasilteve sua primeira edição em 1995 e hoje figura entre as principais premiações musicais do país. Desde sua criação, a emissora vem se destacando por campanhas de prevenção à AIDS e consumo de drogas. As campanhas a favor do uso de camisinha são veiculadas desde o primeiro ano de transmissão, sempre tratando o assunto de maneira leve, seguindo a linguagem utilizada pela emissora desde o início. Além de programas sobre música e comportamento, a MTV também produz shows subseqüentemente transformado-os em CDs e DVDs. São 3 séries: Acústico MTV (sem instrumentos elétricos), MTV ao Vivo (shows) e MTV Apresenta (artistas não tão populares). A MTV Brasil é assistida por mais de 17 milhões de lares.



A marca no mundo 
A MTV é uma das emissoras de televisão mais assistida do planeta, atingindo aproximadamente 560 milhões de casas em 167 países, sendo a marca de mídia número 1 no mundo. Os 120 canais da MTV são transmitidos em 33 línguas diferentes com faturamento de US$ 9 bilhões. A emissora é líder absoluta de audiência no mundo entre jovens de 12 a 24 anos. 
- 
Você sabia? 
 Na Europa, o primeiro clipe exibido foi “Money for Nothing”, do grupo Dire Straits, que coincidentemente começa com a frase “I want my MTV”, (eu quero minha MTV). No Brasil, o primeiro clipe exibido foi Garota de Ipanema da cantora Marina Lima. 


Mais informações sobre a MTV Brasil serão publicadas !! 

 As fontes: as informações foram retiradas e compiladas do site oficial da empresa (em várias línguas), revistas (Fortune, Forbes, Newsweek, BusinessWeek e Time), sites especializados em Marketing e Branding (BrandChannel e Interbrand), Wikipedia (informações devidamente checadas) e sites financeiros (Google Finance, Yahoo Finance e Hoovers).  e Mundo das Marcas